Musica Internacional

Bandas Internacionais

Algumas bandas que marcaram a época

Joy Division
Um dos grandes ícones da década, influenciou muitas bandas. O suicídio do vocalista Ian Curtis em 18 de maio de 1980, após o lançamento do segundo disco da banda, Closer, terminou a banda.
O compacto de "Love Will Tears Us Apart" foi eleito como uma das melhores músicas da década. Das cinzas do Joy Division nasceu o New Order.

Police
Trio que tinha como lider Sting, A banda conseguiu emplacar vários hits. Entre eles um dos mais famosos foi 'Every breath you take', também teve "Every little thing she does is magic" , ´Roxanne´, e ´King of pain´. Tinha batidas punks com elementos de reggae e ska no seu som. Em 1986 gravaram ´Don't stand so close to me`; já estavam brigados na época e logo depois o trio se desfez.

The Pretenders
Banda inglesa liderada pela vocalista Chrissie Hynde que no início da carreira fazia um rock básico e de forte apelo pop.
Depois de dois bons discos e duas mortes por overdose de heroína, que vitimaram num espaço de um ano o guitarrista e o baixista de banda, Chrissie Hynde foi em frente e remontou sua banda.

The Cure
Um dos melhores discos da banda liderada por Robert Smith foi o primeiro Three Imaginary Boys de 79. O sucesso tomou parte do The Cure por bastante tempo, transformando-os num dos ícones doa nos 80.
Apresentações no Brasil mostravam isso. ´Boys don't cry´ é música obrigatória nas festas que tratam destes anos. A banda não conta mais com a formação original, restando Robert Smith (um dos criadores) nas composições, guitarra e voz e Simon Gallup no baixo.

U2
Banda de rock que norteou os anos 80. O U2 foi talvez a única banda de rock dos anos 80 a chegar ao megaestrelato.
Misturando engajamento político com uma forte religiosidade a banda tornou-se quase uma unanimidade entre várias pessoas. O álbum Joshua Tree de 1987, foi o grande destaque de Bono Vox e sua banda. Com The Joshua Tree o U2 consegue finalmente estourar no mercado americano.

Echo & the Bunnymen
Uma das bandas de rock gótico da época. Banda de rock inglesa que criou um estilo de rock etéreo com letras cabeças. O som da banda era inspirado pelo psicodelismo dos anos 60.
Eles perpetuaram uma das melhores músicas da década: "Killing Moon" do álbum Ocean Rain de 1984.

The Smiths
Banda inglesa que foi chamada de ‘a redenção do rock’n’roll nos anos 80’. Também uma banda que destacou-se nestes anos com suas letras e músicas melodiosas.
Liderada pelo vocalista Morrissey , os Smiths emplacaram em várias rádios do mundo ´The boy with the torn in his side´ e ´Bigmouth strikes again´. A banda se desfez em 1987.

Bauhaus
Seguindo na onda gótica dos anos 80 encontramos esta banda.
Tinham visual cool e seus maiores destaques foram covers: "Ziggy Stardust" e "Telegram Sam"— de David Bowie e T. Rex respectivamente.

Jesus and Mary Chain
No primeiro disco eles misturaram Velvet Underground com melodias pop açucaradas dos anos sessenta e radicalizaram enchendo de distorções e feedback.
Faziam parte da época, flertando com o dark.

Siouxsie and Banshees
Banda inglesa que teve bastante destaque em nosso país. A vocalista era muito amiga de Roberth Smith do Cure e em algumas canções havia participação especial.
Também seguiam a onda gótica/dark e um de seus maiores destaques foi a música ´Partys fall´.

Pil
A segunda banda do ex-vocalista do Sex Pistols John Lydon, começou seus trabalhos em 79.
A banda teve o que se chama de carreira irregular com destaque para a segunda edição do álbum Metal Box (80).
A música "Rise" do LP Album (87) é considerada pelos críticos ingleses uma das melhores canções da década.

Men at Work
Rock australiano.
Totalmente popular no Brasil, sendo a banda preferida de norte a sul.
Emplacou hits como ´Down under´ , ´Who can it be now´, ´overkill´ e ´it´s a mistake´.
Sempre liderada pelo letrista/guitarrista/vocal Collin Hay.

Midnight Oil
Outra banda do chamado australian rock, Exemplo típico de um dos fenômenos da década de 80: artistas engajados em causas políticas e sociais.
Como destaque podemos citar ´Beds are burning´ e ´The dead heart´.

Misfits
Banda de punk rock americana, na linha dos Ramones, que possuia também elementos góticos no seu som e visual.
Começou suas atividades no final dos anos 70, mas nunca fez sucesso algum. Quando a banda acabou em 83 foram ganhando uma impressionante notoriedade póstuma.
Principalmente por causa de bandas como Metallica e Guns'n' Roses que fizeram covers de suas músicas. Curiosidade: apesar de continuar na ativa a banda ficou mais de sete anos sem poder usar o nome Misfits, por causa de um processo movido pelo vocalista e líder da banda Glen Danzig, que deixou a banda em 83.

Dead Kennedys
Banda de hardcore de San Francisco. O primeiro disco desses caras é um clássico, Fresh Fruit for Rotting Vegetables, aquele do vinil branco.
A banda foi processada pelo FBI por causa da arte do encarte de um de seus discos, Frankenchrist, de 1984.
Isso acabou gerando um acirrado debate sobre a censura nos Estados Unidos.
A banda ganhou a causa, porém não resistiu as pressões e acabou se dissolvendo.
É por causa de bandas como os Dead Kennedys que os cds começaram a ter aqueles selos de advertência para os pais.

Metallica
Maior ícone do novo metal americano, anos luz a frente do decadente metal britânico.
O Metallica agregou vários fãs durante os tempos com canções de muita qualidade, sejam bem pesadas ou não.
Os fãs mais fervorosos adoram ´Kill'em All´de 1981.

Guns 'n Roses
Eles quase ficaram de fora da década.
O primeiro disco da banda, Appettite for Destruction, de 87 só estourou em 89. Liderada pelo egocêntrico Axl Rose e com a guitarra de Slash, o Guns tornou-se um fenômeno em pouco tempo. Também em pouco tempo, após uns quatro LPs, brigou e separou.

Duran Duran
Nome tirado do filme ´Barbarella´dos anos 60 que contava com a atriz Jenny Fonda.
Formado por Jon, Roger e Andy Taylor e mais Simon Le Bon e Nick Rhodes.
Sucessos fizeram parte do grupo: ´A matter of felling´, ´Rio´, ´Save a prayer´ e mais recentemente ´Ordinary world´ e regravação de ´Lay lady lay´de Bob Dylan.

A-ha
Trio norueguês que revolucionou principalmente a maneira de fazer clips musicais.
Um dos seus destaques musicais ´Hunting high and low´ também foi um dos maiores destaques visuais (clip). Além deste sucesso o trio emplacou ´You are the one´ e ´Scoundrel days´.

B´52/Go Gos
O new-wave foi marca presente na geração. As duas bandas de maior expressão foram o B´52 comandado por Fred Schnaider (que depois seguiria carreira solo) e as gatas do Go gos.
Nas danceterias rodava insistentemente ´Legal tender´ e ´Private Idaho´do B´52 . Das Go gos ´Head over hills´.

Cindy Lauper
Sempre colorida e divertida emplacou alguns sucessos. Na trilha do filme Goonies tinha ‘Goonies are good enoughh’. Depois veio ‘Girls just wanna have a fun’, ‘time after time’, ‘all trought the night’ e ‘true colors’. Em 89 fez show no Rio e São Paulo.

Culture Club
Banda inglesa que tinha a frente o exótico e controverso vocalista Boy George. ‘Karma chameleon’ foi o maior sucesso em rádios e pista de dança. Devido ao problema de Boy com as drogas o grupo se desfez em 87.

Dire Straits
O megasucesso ‘Sultans of swing’ lançado em 1980 fez com que a banda fizesse parte de forma forte na década. Em 86 ,após algum tempo sem gravar, o LP Brothers in Arms mostrou toda a competência e qualidade do grupo, sempre liderado por Mark Knopler. Destaques para ‘Money for nothing’, ‘So far away’, ‘Walk of life’, ‘Why Worry’ e a música título.

Oingo Boingo
Oito californianos liderados por Danny Elfman. Seus maiores sucessos foram ‘Stay’ que fazia parte de trilha de novela global, ‘Dead men’s party’ e ‘Weird science’. Tocou no Brasil em março de 1990(Rio e São Paulo).

Prince
Símbolo da década de 80. O multi-instrumentista e dançarino colocou um sucesso atrás do outro: ‘When doves cry’, ‘ Purple rain’ ‘Kiss’ são alguns deles.

Sigue Sigue Sputnik
Banda excêntrica/eletrônica da época. De uma música bastante conhecida nas pistas conseguiu repercussão na época. ‘Love missile f11’ trouxe o SSS para o Brasil (Rio e São Paulo) em 1989. O vocalista moicano/futurista era Martin Degville.

Tears for Fears
Dupla de irmãos que fez muito sucesso na década em rádios e pistas de dança. Destaque para ‘Everybody wants to rule the world’ e ‘Shout’.

Madonna/Michael Jackson
Não se pode falar da década sem citar os dois. Madonna(de atriz pornô a cantora mais popular do planeta) era excêntrica,provocativa e mexia com a libido de todos. São dela sucessos regravados até hoje ‘Like a virgin’, ‘material girl’, ‘live to teel’, ‘Holiday’ e ‘Bordeline’ são alguns deles.Ainda está na ativa. Já Michael Jackson foi o cantor que mais vendeu um único Lp em todos os tempos. Era Thriller e trouxe pérolas como ‘Billie jean’, ‘Beat It(com Eddie Van Hallen)’ , e a faixa-título como os grandes sucessos. Críticos comentavam que após Fred Astaire era Michael o maior dançarino de todos os tempos. Mas todo sucesso trouxe um isolamento do artista e complicações psicológicas fizeram e fazem da vida dele um tormento.
Outros destaques da época:
  • Bruce Springsteen
  • Depeche Mode
  • The Cult
  • Erasure
  • George Michael
  • Information Society
  • New Order
  • Simple Minds
  • Simply Red
  • Pet Shop Boys
  • Talking Heads
  • e outras mais…
Sucesso de outros tempos que respingaram em 80:
  • Pink Floyd
  • Queen
  • Iggi Pop
  • Kiss
  • David Bowie
  • Rod Stewart
  • Supertramp
  • Van Hallen
  • Yes
  • The Clash

  • Ramones
nas pistas de dança
  • Village People
  • Genghis Khan
  • Bee Gees
  • Gloria Gaynor
  • Jonh Travolta/Olivia N.Jonh
  • Fonte:
  • Almanaque anos 80 (Luiz A. Alzer e Mariana Claudino ed. Ediouro); NicoWolff.