Esportes

Principais Eventos:

Esportes

·           Julho de 1980Olimpíadas de Moscou (União Soviética). Estados Unidos boicotam os Jogos Olímpicos por motivos políticos
·           1982: realização da Copa do Mundo de Futebol na Espanha. Itália torna-se campeã.

·           1983: Nelson Piquet torna-se bicampeão mundial de Formula 1.
·           1984Jogos Olímpicos de Los Angeles nos Estados Unidos.
·           1986: realização da Copa do Mundo de Futebol no México: comandada por Maradona, a seleção da Argentina torna-se campeã.
·           1988: realização das Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul).




Seleção Brasileira de 82 Considerada uma das melhores seleções que o país já teve. O técnico era Telê Santana. Os convocados: goleiros Valdir Peres(São Paulo), Paulo Sérgio (Botafogo) e Carlos (Ponte Preta); laterais Leandro e Júnior (Flamengo) Edevaldo (Inter) e Pedrinho(Vasco); na zaga Oscar (São Paulo), Luisinho (Atlético MG), Edinho (Fluminense) e Juninho (Ponte Preta); meio-campo Cerezo (Atlético MG), Falcão (Roma), Sócrates (Corinthians), Zico (Flamengo), Batista (Grêmio), Renato (São Paulo) e no ataque Serginho (São Paulo), Éder (Atlético MG), Roberto Dinamite (Vasco), Paulo Isidoro (Grêmio) e Dirceu (Atlético de Madrid). Na campanha a vitória sobre a URSS por 2x1; 4x1 na Escócia; 4x0 na Nova Zelândia; 3x1 na Argentina e a derrota fatídica por 3x2 para a Itália em 05 de julho. O artilheiro do Brasil foi Zico com 04 gols.




Copa do México 1986 – Eliminados pela França nos pênaltis em 21 de junho. O técnico era novamente Telê Santana. O que mais marcou foi a cobrança de penalidade máxima desperdiçada por Zico no tempo normal de jogo. Sócrates era o batedor oficial da seleção, mas estimulou Zico a cobrar. Na disputa por pênaltis Sócrates e Júlio César erraram.

A cena marcante da copa, além do pênalti, foi o gol do até então desconhecido lateral Josimar do Botafogo contra a Polônia.

Campeões do Mundo - Inegável a importância de Flamengo e Grêmio na década. Em 1981, dia 13 de dezembro em Tóquio, o time carioca levantava a taça de campeão do mundo na decisão contra o Liverpool. Vitória por 3x0 com Nunes(2) e Adílio, marcando os gols. Em 1983 foi a vez do Grêmio levantar a taça. A final foi contra o Hamburgo em 11 de dezembro. Entre os jogadores estavam os experientes Mário Sérgio, Paulo César Caju e Tarciso. O destaque acabou sendo o ponteiro Renato Portaluppi fazendo dois gols, sendo um na prorrogação.

Fama a jato - Destacamos o primeiro/original Margarida. Era Jorge José Emiliano dos Santos. Estreou em jogos profissionais em 1988 mas já era famoso por seus trejeitos no apito por todo o Rio. Gay assumido morreu aos 41 anos no começo de 1995. Também , não menos famoso o Íbis, pior time do mundo, perdeu 09 jogos seguidos e ficou 23 sem vencer.

Chegou a 89 gols contra e somente 04 a favor em 1981. Beirou os três anos sem vitória.

Vôlei - Los Angeles, 1984. O Brasil marca a história com a geração de prata do volei. Entre os atletas estavam Bernardinho (do saque Jornada nas Estrelas); Xandó, Badalhoca, Montanaro, Ruy, Renan (do saque viagem ao fundo do mar); Willian, Amauri, Marcus Vinícius, Domingos Maracanã, Bernard e Fernandão. Técnico: Bebeto de Freitas. No feminino a década destacou Jaqueline, Isabel e Vera Mossa.

Basquete - A data de 23 de agosto de 1987 está marcada na história do basquete brasileiro. Foi a final dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis onde a seleção brasileira venceu a imbatível seleção dos Estados Unidos. Em 106 anos de basquete a equipe americana jamais havia perdido uma partida oficial em seus domínios. O Brasil venceu de 120x115 e fez o país chorar de emoção. Atletas da façanha: Guerrinha, Marcel, Oscar, Gérson, Israel, Paulinho Villas-Boas, Rolando, Cadum e Pipoca. Técnico Ary Vidal. No feminino as rainhas do Brasil foram Hortência e Paula.

Boxe Surgia o fenômeno Mike Tyson. Profissionalizou-se em 1985. Em 87 unificou os três cinturões, tornando por muito tempo imbatível. Caiu em 1990, vencido por James Buster Douglas. Pelo Brasil produziram Adilson ‘Maguila’ Rodrigues. Teve 37 lutas no currículo com 35 vitórias (26 por nocaute). Alguns de seus ‘adversários’ eram um cantor de cassino (Mike Jameson), um metalúrgico (Samuel Scaff), um pedreiro (Walter Santemore) e um jogador de basquete (Mike White). Esta última acontecida em Blumenau. Em 1989 Evander Holyfield acabou com tudo, quase acabando com o próprio lutador.

Fórmula 1 Década de melhor expressão com Nélson Piquet e Airton Senna. Piquet foi o grande campeão em 81/83 e 87. Senna em 88/90 e 91.

Medalhas Brasil nas olimpíadas: 1980 Ouro para Lars Bjorkstrom/Alexandre Walter (iatismo/tornado) Marcos Soares/Eduardo Penido (iatismo/470); Bronze para João do Pulo (atletismo/salto triplo) Djan Madruga/Ciro Delgado/Marcus Matiotti (natação/4x200m livre); 1984 Ouro Joaquim Cruz (atletismo/800m); Prata Douglas Vieira (judô/meio pesado) Ricardo Prado (natação/400m medley) Torben Grael/Daniel Adler/Ronaldo Senfft (iatismo/soling) Vôlei Masculino e Futebol; Bronze para Luis Onmura (judô/leve) e Walter Carmona (judô médio); 1988 Ouro para Aurélio Miguel (judô/meio-pesado); Prata para Joaquim Cruz (atletismo/800m) e Futebol; Bronze para Róbson Caetano (atletismo/200m) Torben Grael/Nélson Falcão (iatismo/star) Lars Grael/Clínio Freitas(iatismo/tornado).